1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Eurocâmara posiciona-se no caso Battisti

220111_Cesare_BattistiUnião Europeia - Diário Liberdade - O Parlamento Europeu pediu nesta quinta-feira ao Brasil que "revise sua decisão" de não extraditar Cesare Battisti para a Itália, conforme solicitara o governo italiano, em uma resolução aprovada durante uma sessão plenária em Estrasburgo.


O Parlamento Europeu votou nesta quinta-feira uma resolução pedindo às autoridades brasileiras que concedam a extradição de Batttisti à Itália e demanda que estude "formas de garantir a correta interpretação do Tratado de Extradição", segundo o texto aprovado por 83 votos a favor, 1 contra e duas abstenções.

Citando as excelentes relações entre a União Europeia e o Brasil, o texto expressa o desapontamento dos eurodeputados com a decisão das autoridades brasileiras em negar o pedido italiano, "uma atitude que mina os princípios básicos do direito penal", segundo a resolução.

A resolução vai ser enviada a todos os governos do bloco europeu, à Comissão Europeia, à presidente Dilma Rousseff, ao presidente do Congresso brasileiro, e ao atual presidente do Mercosul, o paraguaio Fernando Lugo.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, disse esta semana que vai reexaminar o caso Battisti, em fevereiro, levando em conta o tratado de extradição firmado entre o Brasil e a Itália.

Peluzo afirmou que se o STF chegar à conclusão que a decisão tomada pelo ex-presidente Lula no último dia de seu governo contrariar o tratado, o tribunal poderá aceitar o pedido de extradição de Battisti para a Itália.

A direita aproveita o momento

O eurodeputado italiano Mario Mauro, do Partido Popular Europeu, deu uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, ao lado de familiares de vítimas do grupo de Cesare Battisti, para sensibilizar os eurodeputados sobre a importância de se obter a extradição do ex-ativista para a Itália.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.