Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

escolasBrasil - PCO - Nesta semana já são mais de 250 escolas ocupadas que são exemplares da amplitude e da combatividade desse movimento. É necessário manter as ocupações para combater a ofensiva da direita golpista.


Foto: PCO

As escolas do estado de São Paulo tomadas por estudantes com apoio de professores, pais e funcionários, mostram as claras as tendências a uma generalização da luta contra a política criminosa do governo de fechar escolas, superlotar salas de aulas e demitir milhares de professores e funcionários, intensificando o caos na rede pública de ensino em favor do ensino privado e dos tubarões capitalistas que querem abocanhar parcelas ainda maiores do orçamento da Educação.

Leia também: Manual de como ocupar as escolas

Para deter esta ofensiva tucana contra o ensino público e em favor dos tubarões do ensino privado, o único caminho é intensificar a mobilização, cercando de apoio as escolas ocupadas e generalizando as ocupações em todo o Estado para não permitir o fechamento de nenhuma escola e o deslocamento de estudantes para escolas mais distantes do local de moradia.

Intensificando a mobilização

Com novas reuniões e atividades comuns e a mobilização de todos os setores, as manifestações estão aumentando a disposição de luta de toda comunidade. Cresce a compreensão também da necessidade de uma luta comum, unificada, de todo o Estado contra o golpe do governo inimigo da Educação.

Em todo o Estado, centenas de escolas, milhares de alunos, professores, pais e alunos, já estão nas ruas.

Intensificar, generalizar e unificar a mobilização com grandes atos locais, mas principalmente no centro de São Paulo é o caminho para derrotar a ofensiva do governo e fazê-lo recuar.

É preciso também intensificar o trabalho de esclarecimento intensificando a denuncia por panfletos e boletins (como vem fazendo o PCO, a Corrente Educadores em Luta e AJR) sobre os planos do governo.

Para fortalecer a organização independente da burocracia, nas escolas ocupadas e mobilizadas e em toda a rede, construir comitês de luta contra a reorganização com estudantes, professores, pais e funcionários para fortalecer a mobilização envolvendo todos os setores da comunidade escolar.

Superar a burocracia sindical, estudantil e derrotar a política traidora da esquerda pequeno-burguesa

As lutas atuais estão evidenciando a necessidade de uma ampla reorganização no movimento de luta dos educadores e estudantes.

Em boa medida, a mobilização acontece, enfrentando e superando a paralisia de setores da burocracia sindical e estudantil. Seja das alas mais tradicionais desta burocracia, que não têm disposição para qualquer mobilização real e que muitas das vezes se integraram ao aparato burocrático do governo, assumindo cargos de gestão, se opondo a qualquer luta e permanecendo à frente das entidades apenas como administradores e organizadores de eventos sociais; seja dos setores da esquerda pequeno burguesa que defenderam o recuo da última greve sem qualquer conquista, apostaram na divisão se colocando contra qualquer mobilização geral, unificada, não organizaram e não impulsionaram qualquer campanha contra a “reorganização”, mas procuram “surfar” na mobilização liderada pelos estudantes, realizando de fato uma campanha eleitoral, visando seus próprios objetivos nesta luta.

Além da ampliação, generalização e o apoio às ocupações é necessário fortalecer ainda mais a luta contra a “reorganização” com uma grande manifestação de rua para parar São Paulo no próximo dia 04 de dezembro, para iniciar a greve geral da Educação, com a participação de toda a comunidade escolar.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.