Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

45155Brasil - Causa Operária - O estado de São Paulo em frangalhos depois de 20 anos de governos do PSDB, caraterizados por um gigantesco entreguismo aos grandes capitalistas.


Tem ficado evidente que a causa da falta de água em São Paulo é a falta de investimento na ampliação de mananciais. Os recursos destinados para investimento, não foram aplicados em obras de infraestrutura nem na ampliação do serviço. Para onde foi o dinheiro?

Em 2012, em investigação autorizada pela justiça, foram presos empresários e agentes públicos acusados de envolvimento em carteis e licitações fraudulentas, em concorrências publicas companhias de água e entre elas a Sabesp. A associação envolvida nessas ações é a Brasil Medição, que num acordo com esses empresários facilitava o cartel dificultando a participação das demais empresas, exigindo, por exemplo, certificados.

Encorajada, uma ex-funcionária da Sabesp denunciou a fraude nas licitações com varias outras empresas do país, que estariam envolvidas no mesmo tipo de esquema. Em 2013, ela enviou um relatório detalhado para a presidente da estatal Dilma Pena, relatando detalhes e nomes de empresas apontadas como participantes. A fraude só era possível porque a Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos), exigia em acordo com as empresas, certificados técnicos concedidos pela Associação.

De acordo com a funcionária, esse esquema seria o responsável por uma boa parte das perdas da Sabesp, que mesmo com o investimento de 1,1 bilhão de reais não teria revertido esse quadro. Provavelmente esse dinheiro teria ido parar nas contas das empresas geridas por ex-diretores da estatal, ligados à direita.  Algumas das empresas citadas ao longo do processo onde os processos de corrupção são claros: Enops Engenharia, Sanit Engenharia, Restor Comércio e Manutenção, BBL Engenharia, Opertec Engenharia, OPH Engenharia, VA Saneamento, Cobrape, Sanesi Engenharia, Etep Estudos Técnicos e Ercon Engenharia. Além da Enorsul Saneamento e Job Engenharia, participantes também no caso das Águas Claras.

Em suma, o certificado Abendi para fins de negociação, somente tinha como objetivo barrar a participação das demais empresas, e a verba destinada a reparos e perdas enriquece os acionistas que são sócios ou funcionários das empresas vencedoras das licitações, enquanto a população sofre com a seca.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.