Os participantes, convocados pelas organizações Equanimal e Cas-international, corearam palavras de ordem como "Tauromaquia abolição", "Direitos para os animais já" ou "Basta de escravatura animal", entre outras.
O ato começou passado o meio-dia e prolongou-se durante uma meia hora, incluindo um minuto de silêncio e comunicado contra as touradas.
Um porta-voz dos convocantes denunciou que as touradas "se mantenhem pelo apoio institucional, sem o qual desapareceriam". "Queremos conscientizar a sociedade. Ainda que aqui as touradas tivessem apoio maioritário seguiríamos protestando porque queremos que a gente respeite os animais", disse, anunciando próximos actos semelantes noutros países. Em Ponte Vedra, a Câmara municipal não dá subsídios para a organização de touradas, mas a Deputação sim.
A uns metros do largo onde se manifestavam os congregados apareceu um toureiro profissional, chamado Francisco Rivera, que ficou surpreendido e observou o protesto durante uns minuto, sem querer fazer comentários.
Manifesfestação hoje à tarde em Ponte Vedra
Como cada ano, para hoje às 20 horas está prevista umha manifestaçom em Ponte Vedra para exigir o fim das touradas na cidade. A mobilização é convocada pola Coordenadora Antitouradas e conta com o apoio do conjunto da esquerda social ponte-vedresa.