1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

oto mangueMéxico - PGL - As variantes lingüísticas tenhem menos de 100 falantes e nom se transmitem de pais para filhos.


O director do Instituto Nacional das Línguas Indígenas do México, Javier López Sánchez, admitiu que 64 dos 364 dialetos dos idiomas autóctones do país americano estám em "alto risco" de desaparecer, segundo explica o jornal Informador.

Cada um destes dialetos, di López Sánchez, tem menos de 100 falantes, que em muitos casos vivem dispersos em diversas comunidades e onde os pais nom estám a transmitir a língua aos filhos.

Umha das regions em que o processo é mais grave é a Baixa Califórnia, onde muitas línguas já desaparecêrom e outras estám em processo, com casos como o do kiliwa, com umha cinqüentena de falantes no início do século XXI.

Segundo López Sánchez, no México há sete milhons de falantes de línguas autóctones. Um milhom destas pessoas som monolingües no idioma indígena.


 

Fonte original: Nationalia.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.