1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

040514 farcColômbia - Vermelho - [Théa Rodrigues] As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) manifestaram o desejo de ter os presidentes Nicolás Maduro, da Venezuela, e Rafael Correa, do Equador, como "convidados de honra" para a eventual assinatura de um acordo com o governo colombiano.


Em entrevista à agência Andes, Andrés París, membro negociador das Farc, afirmou que o grupo insurgente gostaria de dar a notícia do fim do conflito a todos os chefes de Estado que protagonizam as mudanças democráticas na América Latina.

As Farc e o governo colombiano discutem a questão das drogas – terceiro ponto da agenda e 24º ciclo de diálogos de paz pelo fim do conflito que já dura mais de meio século. "Ao presidente Correa, ao presidente Maduro e a todos os presidentes que protagonizam as mudanças democráticas na América Latina, queremos dar-lhes a notícia quando chegarmos a um acordo pelo fim do conflito, para que a Colômbia deixe de afetar os países vizinhos, a nossas repúblicas irmãs", declarou París à agência de notícias na última semana.

Segundo ele, "o respaldo de Correa, que considera o processo de paz a 'melhor notícia para a América Latina na última década', é um aporte importante para que (a conversação) se mantenha", afirmou.

A resposta do presidente equatoriano veio no último dia 29 de abril, quando ele declarou em uma coletiva de imprensa que se sentiria honrado de assistir a assinatura do acordo de paz entre Farc e governo colombiano. Correa comentou ainda o andamento das negociações colombianas e afirmou que "as conversações caminham bem e há vontade política de ambas as partes".

O chefe de Estado do Equador disse que "a verdadeira paz deve estar fundamentada na justiça" e afirmou que isso falta na Colômbia, no Equador e em toda a América Latina. Ao mesmo tempo, Correa garantiu que segue lutando por isso.

Com informações da Andes e Prensa Latina.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.