1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

bandera-mapucheMapuche - Prensa Latina - Organizações indígenas chilenas convocaram para hoje à Grande marcha da dignidade e resistência mapuche, como manifestação de apoio às demandas desse povo e aos comuneiros presos e em greve de fome. Segundo a convocação, a manifestação que partirá da Praça Itália dessa capital e percorrerá as ruas de Santiago até o Parque Florestal, tem entre seus objetivos divulgar a situação dos quatro réus mapuches que nesta segunda-feira cumprem 50 dias sem ingerir alimentos.


A organização Meli Wixam Mapu e as Comunidades José Guiñón, Wente Winkul Mapu e Autônoma de Temucuicui assinalaram que "este ano mais que nunca devemos ocupar as ruas, fazendo ressoar as vozes que gritam exigindo liberdade, justiça e autonomia para o povo mapuche".

Assim mesmo, afirmaram que se o Estado não dá resposta a seus conterrâneos em greve de fome, demonstrarão a eles que não estão sozinhos, mas pelo contrário, que existe um povo mapuche mobilizado e um povo chileno solidário.

Ontem, os quatro presos denunciaram que se sentem sequestrados em um hospital de Concepción, onde permanecem desde a última quarta-feira, depois de serem levados por causa de seu grave estado de saúde na prisão de Angol.

"Nos disseram que iríamos ao hospital só para um controle de rotina, e no final ficamos hospitalizados", afirmaram os comuneiros.

Erick Montoya, Rodrigo Montoya, Paulino Levipan e Daniel Levinao se declararam em greve de fome em 27 de agosto, para exigir que a Corte Suprema de Justiça revisasse suas condenações.

Os dois últimos foram sentenciados dias antes a 10 anos e um dia de prisão pelo delito de homicídio frustrado a Carabineros (força policial chilena) em atos de serviço e a 541 dias de prisão por porte ilegal de arma de fogo.

Além da revisão de suas causas pela Corte Suprema e a anulação de suas condenações, com sua greve, os réus exigem que não haja mais testemunhas protegidas e o fim às armações político-judiciais contra os comuneiros.

Também exigem a desmilitarização imediata do território mapuche, não mais torturas a crianças, mulheres e idosos nas invasões contra as comunidades e liberdade a todos os presos políticos mapuches.

De acordo com ditames médicos difundidos pela página digital Mapuexpress, os presos perderam até 13 quilogramas de peso e seu estado físico está muito deteriorado.

Daniel Melinao, porta-voz dos grevistas, declarou ao jornal indígena El Werkén que os presos foram enganados e transladados de Angol ao hospital de Concepción e que estão sendo alimentados à força.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.