1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

torres petroleirasMapuche - Envolverde - A terra que até há pouco tempo era lugar de pastoreio dos mapuches, na Patagônia da Argentina, começa a ser invadida por torres para extrair petróleo e gás de xisto, o que converteu este país em protagonista da era dos hidrocarbonos não convencionais.


Os moradores indígenas veem como as terras que reclamam como suas passa a fazer parte das jazidas da estatal petroleira YPF, na formação geológica de Vaca Muerta, na província de Neuquén.

Na área, segundo denunciou à IPS o chefe mapuche Albino Campo, "tem 160 poços, mais ou menos. Quando chegarem a 500 poços, não teremos lugar para nossos animais, onde sempre tivemos animais, onde sempre vivemos, que sempre foi nosso e que nos roubaram", protestou.

Os Mapuche (na língua mapudungun, 'gente da terra') são um povo indígena da região centro-sul do Chile e do sudoeste da Argentina. São conhecidos também como araucanos. Este povo tem tido contínuos conflitos com os estados chileno e argentino, sendo brutalmente reprimidos, na legítima defesa da sua terra e cultura. As suas terras são, precisamente, muito ricas em recursos naturais sempre cobiçados pelo capital.

Acesse aqui o vídeo produzido sobre o assunto (em espanhol).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.