1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (5 Votos)

g77Bolívia - ABI - [Tradução do Diário Liberdade] A Declaração de Santa Cruz, assinada domingo pelo G77 + China na cidade boliviana de Santa Cruz, lançou uma cruzada como base da agenda de desenvolvimento sustentável pós-2015 com o principal objetivo o de evitar que, como na atualidade, 1,2 bilhões de pessoas passem fome.


"A erradicação da pobreza é o maior problema que afronta o mundo (...) deve seguir sendo o objetivo central e condutor para o desenvolvimento de 2015", afirma o preâmbulo da Declaração.

Aprovada por chefes de Estado e Governo de mais de cem países congregados em Santa Cruz, a Declaração ratifica os princípios de unidade, complementariedade e solidariedade; a construção de uma nova ordem mundial por um sistema mais justo e democrático que benficie os povos e estudar o problema da desigualdade, situação que se agrava por padrões de consumo e produção insustentáveis nos países desenvolvidos.

A Declaração de Santa Cruz, de 242 pontos, estabelece que a excessiva orientação ao lucro não respeita a Mãe Terra e manifesta sua preocupação pela influência que exercem grande empresas na economia mundial, com efeitos negativos no desenvolvimento.

O documento impulsiona o paradigma do Viver Bem em harmonia com a natureza; reafirma o direito do povo sobre suas riquezas e incorpora na essência da comunidade internacional os mandamentos da cultura andina, "não roubar, não mentir, não fraquejar".

Reclama, também, a imediata eliminação de formas subsidiárias da agricultura e expressa o compromisso de conquistar a igualdade dos direitos das mulheres.

O G77 reconheceu a mastigação de folha de coca em seu estado natural como manifestação cultural ancestral de povos da região andina e pediu o respeito a tal prática pela comunidade internacional.

A declaração se manifestou para que os "fundos abutres" paralisem a reestruturação da divida externa dos países e condenou a espionagem.

A China, primeira economia do planeta, chamou em Santa Cruz à unidade do bloco, que representa 2/3 da Organização das Nações Unidas (ONU), para formar uma posição única e comum, insistindo nos objetivos da redução da pobreza e da realização do desenvolvimento.

Os 133 países do G77, juntos, acumulam um Produto Interno Bruto (PIB) total de 23 bilhões de dólares.

O G77 formulou pedidos para combater a exclusão, as práticas industriais desestabilizadoras do ecossistema, o sistema de comércio vigente e o monopólio imposto pelos ricos, assim como a adoção de novas formas culturais contrárias ao consumismo e desperdício capitalistas e uma nova ordem financeira internacional. Também a instauração de um mundo pluripolar que garanta a paz, a autodeterminação e o desenvolvimento sustentável baseado no respeito à Mãe Terra.

Em seus debates em plenário, o G77 + China exigiu a criação de uma nova ordem financeira e monetária internacional e condições comerciais justas, como o fim do monopólio imposto pelos países desenvolvidos.

O G77 mais a China exporta anualmente 6,7 bilhões de dólares e importa 6,5 bilhões.

O bloco aponta que, baseado na cooperação sul-sul, a comunidade internacional importe o paradigma do Viver Bem.

A Cúpula do G77 + China abriu a véspera com discursos para o estabelecimento de uma nova relação homem-natureza, a erradicação da miséria e uma sinergia entre ricos e pobres em prol de um acordo norte-sul para a geração de um novo paradigma global do Viver Bem.

O boliviano Evo Morales, presidente anfitrião da Cúpula do G77, que celebra 50 anos de vida institucional, invocou a necessidade de salvar a humanidade e a Mãe Terra, enquanto que Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, pediu uma sinergia entre o norte globalizado e o sul emergente para a instituição de um novo modo de vida.

A Cúpula do G77 + China busca na Bolívia projetar a agenda do desenvolvimento global a partir de 2015 e uma nova relação mais equilibrada com as potências industrializadas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.